Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Material da Olimpíada de Matemática começa a ser distribuído para as escolas do Tocantins

por bri publicado 16/05/2017 14h27, última modificação 16/05/2017 14h27
Este ano, o Tocantins conta com 180.087 alunos, das redes estaduais e municipais, inscritos na competição.

A primeira fase da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (Obmep) ocorre no dia 6 de junho e, para que a realização das provas seja um sucesso, as escolas já estão recebendo os kits de aplicação. Este ano, o Tocantins conta com 187.087 alunos, das redes estadual e municipais, inscritos na competição. Estão participando desta edição 687 escolas dos 139 municípios tocantinenses. Em todo o País, cerca de 18 milhões de estudantes se inscreveram na olimpíada.

O material, que inclui provas, gabaritos, manuais de correção das provas, dentre outros, já foi enviado pela organização da olimpíada a todas as escolas inscritas. De acordo com o coordenador regional da Obmep no Tocantins, Wiliam Carlos de Souza, a entrega é feita pelos Correios, mas as escolas precisam confirmar o recebimento. “Para garantir que esta etapa aconteça com sucesso, solicitamos que os gestores das unidades escolares e os responsáveis pela Obmep nas escolas estejam atentos ao recebimento deste material. Após o recebimento das provas, é preciso que a escola acesse o site da olimpíada e confirme o recebimento”, alertou.

As unidades de ensino que estiverem com dificuldade na confirmação ou tenham problemas de acesso à página, basta que preencham o formulário na aba confirmação de recebimento, no site da Obmep. Wiliam também orienta as escolas que ainda não receberam o material a entrarem em contato com a coordenação regional da Obmep, pelo e-mail to02@obmep.org.br ou pelos telefones (63) 99243-9759 / 98452-2440 / 9995-4-473.

A Obmep

O objetivo da competição é estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da área, além de promover a inclusão social por meio da difusão de conhecimentos. O publico-alvo é composto de estudantes que estejam cursando do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

Os melhores colocados, além de receber medalhas conforme o desempenho na competição, também são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que propicia aos alunos um contato mais aprofundado com a matemática. A iniciativa oferece diversas atividades orientadas por professores qualificados em instituições de pesquisa, objetivando despertar a vocação científica dos alunos, além de estimular a criatividade por meio de problemas matemáticos.

Fonte: Portal Tocantins